Instagram: uma ferramenta que pode ajudar artistas a escapar da crise

O aplicativo pode ser uma alternativa para as pessoas se manterem em evidência

A recessão econômica está batendo à porta de muitos brasileiros este ano, até mesmo de famosos, que estão vendo os trabalhos paralisados, sejam gravações de novelas, séries e filmes ou contratos para shows musicais e presenças VIP, tudo isso devido à quarentena imposta pela emergência do
novo coronavírus. Contudo, em meio a tantos eventos cancelados, muitos estão encontrando no mundo online, mais especificamente no Instagram, alternativas para driblar a crise, se mantendo relevantes e produtivos.
Diversos artistas estão investindo nas Lives do Instagram para se manterem conectados com o público e gerar engajamento em seus perfis na rede social. Com uma base de usuários de quase 2 bilhões de pessoas, esta é a rede que mais cresce no mundo e que tem forte adesão e engajamento em especial da população economicamente ativa.

Instagram como ferramenta para negócios

A influenciadora digital, especialista em marketing digital e escritora Júlia Munhoz acredita que uma das mais poderosas ferramentas para conseguir fazer negócios e gerar recursos hoje é o Instagram. “É preciso configurar a sua conta de maneira mais assertiva possível para atrair
as pessoas certas para o seu perfil na rede social, seja você uma empresa ou um artista, em meio a todo esse público. Através do seu conteúdo você vai reter pessoas e transformar likes em vendas e seguidores em clientes. O conteúdo certo cria relacionamento e gera engajamento, relacionamento e interação, que se convertem em vendas e maior divulgação da marca ou negócio”, afirma a escritora em seu livro “Instagram para Negócios”.

Três pilares do sucesso no uso do Instagram como plataforma de vendas

Tudo é estratégia. Veja as dicas de Júlia Munhoz sobre quais ações são as usada para transformar o perfil no Instagram em uma plataforma para vendas:

Atração: Não tente oferecer carne para vegetarianos. É fundamental para o seu negócio entender que você precisa de pessoas que tenham demanda ou necessidade dos seus produtos e serviços. Atrair as pessoas erradas além de custar tempo e dinheiro à empresa, gasta muita energia e leva a desmotivação.

Relacionamento: ao criar relacionamento com os seus clientes no Instagram você conseguirá vender muito mais, convertendo interação em vendas. Estabeleça a confiança e a reciprocidade necessárias e se torne especial para o seu cliente. Isto vai diferenciar você de sua concorrência.

Venda: quando há atração do cliente e relacionamento, você sabe exatamente quais são as necessidades e dores daquela pessoa, logo consegue vender exatamente aquilo que ela busca. Empenhe-se em obter a satisfação máxima para o seu cliente para que ele espontaneamente divulgue o seu negócio e atraia outros clientes.