O universo do áudio que vai além da música

Confira a colunda semanal de Binho Manenti. Conheça alguns dos possíveis caminhos, para quem quer viver de música.

Salve rapaziada! Tudo certo?

Na semana passada eu falei um pouco sobre a figura do produtor musical e o seu papel no mercado fonográfico, passeando um pouco pela história e contextualizando com os dias atuais. Nesta semana quero falar sobre o universo do áudio, que vai muito além da música e engloba várias áreas dentro da indústria fonográfica e do audiovisual. Todos sabemos que fazer música e criar sons são processos que envolvem várias etapas, e muitas ferramentas são necessárias para viabilizar tais produções. Mas será que estamos olhando para o todo e conseguindo enxergar os inúmeros caminhos, possibilidades e oportunidades que o universo do áudio pode nos proporcionar?

A indústria fonográfica e o mercado do audiovisual estão em constante transição e com a evolução da tecnologia, eles estão sofrendo mudanças severas e muito rápidas, trazendo assim a necessidade de expansão para atender a demanda dos inúmeros artistas que, cada vez mais independentes, produzem e lançam ao mundo suas músicas, filmes e obras em geral, com altíssima qualidade que ganham o mundo através das redes sociais, canais de streming e portais que dão suporte à obras artísticas.

Com isso, está cada vez mais claro que incontáveis áreas do universo do áudio estão de portas abertas para receber pessoas capacitadas para realizar seus trabalhos em parceira com outros artistas. Para produzir um filme por exemplo, são necessários profissionais de diferentes áreas para que todos os processos saiam como o planejado. E quando o assunto é áudio para um filme, comercial de TV ou mesmo uma série, entram em cena compositores de trilhas, técnicos de gravação, engenheiros de som, músicos, assistentes de áudio, sonoplastas e tantos outros profissionais aptos a trabalhar na captação do som direto, composição da trilha sonora, sonoplastia, foley (efeitos sonoros), edição de som, mixagem, masterização, entre outros. Cada um desses elementos contidos em uma peça audiovisual (trilha sonora, sonoplastia, mixagem, etc.) passam por longos processos de criação e produção. Daria pra fazer um artigo aqui para cada um destes elementos, tamanha importância e riqueza de conteúdo que cada um deles possui.

Para quem ama música e pretende entrar mais a fundo neste universo para trabalhar com áudio, existem várias áreas em que uma pessoa com aptidões e habilidades pode mergulhar e se profissionalizar para fazer disto a sua principal fonte de renda! Além dos filmes e peças audiovisuais (publicidade, séries, etc.), também temos o mercado dos games, que no últimos anos tem sido um dos mais promissores no que diz respeito à tecnologia e consumo por parte do público, e muitos compositores de trilhas sonoras e criadores de efeitos sonoros têm conseguido êxito na carreira.

Já no mercado fonográfico, é cada vez mais comum artistas produzirem suas próprias obras no melhor estilo “DIY”, ou “do it yourself” (faça você mesmo), de maneira colaborativa com outros músicos e produtores. Assim, muitos artistas precisam de profissionais do áudio para viabilizar suas gravações ou para finalizar as suas produções, mixando e masterizando músicas, EPs e álbuns, e se você é um músico que sabe fazer isto, é bem provável que na sua cidade ou região esteja cheio de compositores e artistas dispostos a pagar um cachê justo para que você possa ajudá-los a produzir suas obras!

Como estamos em época eleitoral também, muitos músicos têm a possibilidade de compor jingles políticos, produzir trilhas para candidatos ou mesmo editar áudio para a montagem dos programas eleitorais de rádio e televisão que vão ao ar neste período, e isto também é mais uma oportunidade que nós músicos, produtores e profissionais do áudio temos para trabalhar. Mas jamais se esqueça, é extremamente importante que quem irá embarcar nesta profissão busque se profissionalizar, pois estar preparado e apto a colaborar com o mercado é obrigação de todos os profissionais! E te garanto, quanto mais estivermos preparados, mais alto será o nível de qualidade do nosso mercado e consequentemente maiores serão as chances de alcançarmos excelentes oportunidades de trabalho, fazendo com que o nosso caminho seja promissor e tenha vida longa.  

O ano de 2020 nos trouxe muitos desafios e nos obrigou a sair da zona de conforto para olharmos ao redor e tentar achar soluções para que possamos continuar com os nossos propósitos, viver da música e seguir em frente, e hoje quis mostrar um pouco de como podemos transitar nos diferentes ambientes do áudio e sempre buscarmos fazer o que amamos.

Esperam que tenham gostado!

E você? Qual a área do universo do áudio que mais te toca e como você gostaria de trabalhar nela?