Coluna do Binho Manenti

Nesta semana perdemos um dos maiores cantores da música popular aqui no Brasil. Paulinho, vocalista da banda Roupa Nova, nos deixou aos 68 anos de idade. Isso fez Binho Manenti refletir sobre o papel e o impacto da música em nossas vidas.

Aquela música que faz parte da sua história

Por Binho Manenti

O Roupa Nova é uma das bandas mais presentes e atuantes no cenário musical brasileiro por se tratar de uma banda multi-facetária, tendo produzido desde trilhas para novelas, cinema, temas para ídolos do esporte e composições em parceria com inúmeros artistas.

A música tem papel importante na sociedade, pois ela atua como uma ferramenta de comunicação entre grupos e tribos, além de marcar muitas das diferentes fases e acontecimentos da nossa vida. Podemos facilmente lembrar da música que marca o nosso primeiro beijo, ou mesmo a música que tocava na época em que determinado acontecimento marcou a sua vida. A música é isso, pontos de referências que ancoram você à momentos de experiências vividas e te trazem sensações e sentimentos.

Na TUM CULT, música é a resposta.

Partindo desta reflexão, faço um link entre este poder que a música tem e a banda carioca Roupa Nova, pois eles estão na vida e nas histórias de milhares de brasileiros. Como? O Roupa Nova possui mais de 40 temas de novelas da Globo, como A Viagem, Anjo Mau, Sete Pecados e tantas outras que fizeram parte da vida de um número incontável de pessoas. O “Tema da Vitória” do piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna també é deles. Só quem viveu os tempos áureos do Senna na F1 sabe da emoção que sentíamos quando ele ganhava uma corrida e a música tocava na TV enquanto vibrávamos como loucos na sala de casa com nossas famílias, isso estava em quase todos os lares brasileiros! Me emociono sempre que lembro. Sem contar as músicas do Roupa Nova que embalaram e embalam festas de casamentos, bares e tantos outros eventos, trazendo alegria, energia e musicalidade.

Perdemos um ídolo, um cantor incomparável e insubstituível… Um ser humano que deixará saudades mas que com certeza deixa um legado incrível para nossa música.

Adeus Paulinho, e obrigado por estar conosco em tantos momentos das nossas vidas!