Lica Tito comenta o Eclipse Solar 2020

A convite da plataforma TUM CULT, a Cantora, DJ e Astróloga Lica Tito, traduz pra gente, o que significa esse alinhamento entre o sol e a lua, e qual a melhor forma de aproveitar esse momento.

Muito músicos tiveram que se reinventar em função da pandemia, mas no caso da cantora Lica Tito, essa transição já vinha acontecendo há mais tempo. Ela contou que a assim como a música, a astrologia está presente na vida dela desde muito cedo.

TUM CULT – Como a astrologia entrou na sua vida?

Lica Tito: Música e Astrologia.

LICA TITO – Eu sempre fui uma criança que olhava muito para as estrelas. Lá do meu apartamento no décimo quarto andar, eu ficava contemplando o céu , e algo me chamava. Mas de fato tudo aconteceu quando eu fui fazer uma leitura do mapa astral com o astrólogo gaúcho, que se chama Felipe Heuser. Eu tinha 23 anos e desde lá eu fiquei muito em contato cada vez mais, com a astrologia. Esse astrólogo Felipe Heuser foi aluno direto de Emma de Mascheville, que é uma grande astróloga que residiu em Porto Alegre, e difundiu muito o olhar da astrologia que hoje é conhecido como “luz e sombra”. Muito divulgado pela Cláudia Lisboa. Inclusive Claudia Lisboa, foi colega por anos de Felipe, Heuser, meu primeiro Mestre na Astrologia. Nós fazíamos um trabalho de terapia de autoconhecimento a partir do nosso mapa natal. E foram anos olhando a revolução lunar, e o aniversário da Lua que acontece todo o mês.

TUM CULT – Como foi essa transição de carreira?

LICA TITO – A transição de carreira não foi algo planejado. A astrologia inicialmente para mim era uma ferramenta de curiosidade, de estudo, de autoconhecimento muito profundo. E eu via muito mais como um hobby, do que como uma possibilidade profissional. Porém em 2019 quando eu tive uma paralisia vocal, e me vi totalmente sem voz, fui automaticamente aprofundar os estudos astrológicos para entender o que aquele momento me falava sobre eu estar sem voz. E foi por ter buscado na astrologia respostas, que eu percebi o quanto a Astrologia é importante, é presente na minha vida. E quanto isso pode dar voz para o meu ser, de outras formas, que não só cantando. A partir daí a paixão pela astrologia só cresceu e a curiosidade também. Mas além dos estudos que ele fazia independente e junto com Felipe. Eu só entrei mesmo para uma aula uma escola de filosofia. Quando vim morar no Rio de Janeiro. Isso foi em 2011, se eu não me engano. E foi em 2012 que eu entrei para turma de astrologia da Celisa Bergiere, uma grande astróloga que temos aqui no Brasil. Depois dela, fui estudar com Ana Maria da Costa Ribeiro, Carlos Holanda, e Márcia Mattos. E hoje estou concluindo uma Especialização Internacional de Astrologia Psicológica, com a Márcia Ferreira (CEAP – SP).

Os atendimentos começaram modestos ,com alguns amigos que conheciam essa minha paixão. Mas hoje já tomou uma proporção muito maior, que ficou potencializada agora com a pandemia e a redução da minha vida como cantora. Foi uma transição bem natural, e eu acho que mesmo voltando aos shows, ainda assim a astrologia tende apenas a crescer e acrescentar na minha vida , e no mundo da forma que eu puder.

TUM CULT – Existe uma sinergia entre astrologia e música?

LICA TITO – Eu acredito que a música, assim como a astrologia, são expressões da natureza. Poder ter contato com essas forças, as leis da natureza, ajudam a gente a se conectar com a nossa alma, com a nossa espiritualidade, com o nosso propósito de vida. Eu vejo as duas duas vertentes, as duas formas, seja musical ou astrológica, como caminhos de sensibilização para o mundo material que a gente vem vivendo. E a própria pandemia de alguma forma, nos mostra que não tem porque esse ser tão material no nosso mundo. A gente está esquecendo de se conectar. Vejo a música e a astrologia como caminho para nos conectar com energias mais sutis que também fazem parte da realidade humana.

TUM CULT – Lica, você traduz pra gente o que significa esse eclipse solar do dia 14 de dezembro de 2020?

A resposta você pode ver no vídeo abaixo:

Para entrar em contato com a Lica Tito, acesse: www.astrologandocomlicatito.com