Luciano Bilu apresenta a versão 2.0 da Guitar Feeling

O celebrado guitarrista Luciano Bilu visitou a sede da Tum Cult. Ele mostrou todas as funcionalidades da versão 2.0 www.guitarfeeling.com.br, plataforma de ensino de improvisos de guitarra online, criada por ele.

TUM CULT – Como surgiu a ideia para você criar o sistema de aulas de Guitarra online? 

LUCIANO BILU – Sempre fui antenado nesse lance online, assim que surgiu a internet eu já tinha site. Quando dava aulas presenciais, meu amigo Flávio Fusuma criou uma plataforma onde já hospedava as aulas em formato de PDFs e áudios também. Sempre quis entrar nesse mercado. Uma vez recebi uma proposta pra fazer um curso online onde Eu ficaria com 10%, que depois virou 20%. Como eu não tinha a mínima ideia de como lançar um curso online, fui pesquisar sobre o assunto e vi que o percentual que me foi oferecido era explorador e abusivo, longe do praticado no mercado. E que não era nenhum bicho de 7 cabeças, recusei a proposta e resolvi encarar essa empreitada.

Luciano Bilu na Tum Cult House: demonstração da plataforma guitarfeeling.com.br versão 2.0.

Não foi fácil e ainda não é! Todo dia aprendendo! Mas posso garantir que vale a pena! E desde então já se passaram 7 anos e a plataforma GuitarFeeling segue em frente, sempre crescendo.

TUM CULT – Você fez tudo sozinho ou montou uma equipe para lhe auxiliar?

LUCIANO BILU – Eu sou o Designer, o Cinegrafista, o Editor, o Roteirista, o Guitarrista, o Professor, o estudante, …eheheheh 

Aprendi com um amigo a trocar o “OU” pelo “E”, se você não pode pagar pelo serviço você não pode optar por fazer isso “OU” aquilo, você tem que fazer Isso “E” aquilo, senão, não sai do lugar.

Tem que trabalhar muito, hoje acordo entre 6 e 7 da manha e durmo por volta de meia noite, pra dar conta de tudo.

Por que não é só o trabalho, tem a família também, que é MUITO importante.

TUM CULT – Você é guitarrista profissional há mais de 25 anos, como foi esse processo para começar a compartilhar o seu conhecimento e ampliar a sua área de atuação?

LUCIANO BILU – Dar aula sempre fez parte do meu trabalho.

Comecei a tocar violão com 12 anos, com 15 ganhei minha primeira guitarra, e com 19 anos já tocava em bandas e já dava aulas. Na minha casa mesmo. Começou com os amigos e foi se expandindo. Desde então sempre dei aula. Lembro que desde o começo já gostava de ter minha própria apostila e de passar o conteúdo da forma mais prática possível, que foi como aprendi a tocar, tirando as músicas dos meus ídolos.

TUM CULT – Quais as vantagens do seu método para quem quer de fato aprender a improvisar na guitarra?

LUCIANO BILU – Sou autodidata, e aprendi tirando solos de guitarristas como Mark Knopfler, Eric Clapton, David Gilmour, Brian May, Gary Moore, Stevie Ray Vaughan, mas não me limitava apenas a tocar o solo, eu queria saber o que ele usava pra fazer aquele solo, porque aquelas notas soavam tão bem naquela situação, sabe…. Eu queria entender o que estava acontecendo pra poder criar também os meus solos com aquela sonoridade que eu curtia, e ia atrás de informações, livros, cursos presenciais, aulas.. E fui descobrindo que todos os guitarristas e solos tinham algo em comum, um casamento perfeito do solo com a harmonia da música.

Na improvisação essa linguagem de criar solos com as notas dos acordes é muito utilizada no Jazz, na Bossa, mas no Rock, eu não achava na época nenhum método que me ensinasse a estudar o que eu chamo de ferramentas para construir músicas, que são acordes e escalas, que me aproximasse da sonoridade dos guitarristas de rock clássicos que citei acima.

Então desenvolvi meu jeito de estudar essas ferramentas que se transformou no, Guitarfeeling, um método simples, sem mistério e sem promessas de milagres. Totalmente online, focado na improvisação no Rock, que vai te mostrar esse caminho que eu percorri e percorro, pra você também chegar nesse som e principalmente ter condições de criar suas próprias ideias na guitarra.

TUM CULT – Quando nos falamos pelo telefone, você estava em gravação em um estúdio. O que vem de bom por aí?

LUCIANO BILU – Vem aí a versão 2.0 da Plataforma Guitarfeeling que está sendo lançada HOJE!

Estava gravando os vídeos novos da plataforma que estão muito didáticos, com todas as informações na tela, como o braço do instrumento com desenhos dos acordes, escalas, as tablaturas e partituras também, tá muito massa! Também tem os PDFs para download e Backing Tracks para o aluno tocar junto, o Grupo privado no facebook com as aulas AO VIVO semanais onde mostro como improvisar em diversas músicas na hora e você pode tirar todas as suas dúvidas, suporte via whatsapp também, enfim… Estou muito feliz com o resultado, e tenho certeza que qualquer pessoa que já toque o instrumento e deseja aprender a improvisar ou já improvisa, mas quer dar um upgrade, vai encontrar um material bem bacana, que vai transformar seu som.

Assista o vídeo abaixo para saber todas as funcionalidades da versão 2.0 da www.guitarfeeling.com.br, uma Plataforma de Ensino de improvisos de guitarra online, criada pelo guitarrista Luciano Bilu.