Robertinho Silva lança seu novo livro: “Coração Mineiro”

Escute agora, o primeiro episódio do Tum Cult Podcast! Uma entrevista super interessante com o nosso querido Robertinho Silva, o Rei da Bateria e dos Ritmos!

Robertinho Silva lança dia 22/12 seu quarto livro, e conta pra gente através de um bate papo online, os bastidores da produção de um livro. Da idealização, a distribuição.

Escute o Tum Cult Podcast, e leia a entrevista com a co-autora Maria Lucia Daflon.

Confira a reportagem completa logo abaixo.

Alegria de Robertinho Silva, ao receber o primeiro exemplar impresso, do livro “Coração Mineiro”.

TUM CULT – Como surgiu a ideia do livro “Coração Mineiro”?
MARIA LUCIA DAFLON – Conheci Robertinho numa festa, por intermédio de uma amiga cantora e compositora, a Magali. Depois da festa, eu e ele rachamos um táxi de volta ao nosso bairro, Laranjeiras. Ele me perguntou o que eu fazia e eu disse a ele que era tradutora e estava tentando uma carreira de escritora, já com um livro publicado (Orfãos de Haximu – romance juvenil adotado como literatura escolar). Ele então fez logo o convite e a gente começou a pensar no projeto, que só foi finalmente iniciado em 2017. Como ele já tinha uma biografia a caminho, escrita pelo jornalista Miguel Sá, pensei em fazer algo diferente e daí surgiu a ideia de um livro em duas vozes. Robertinho conta suas memórias na música mineira em primeira pessoa e outro narrador se dedica a falar sobre o fenômeno do Clube das Esquina e sua importância em um dos períodos mais ricos da MPB. O segundo narrador sou eu, embora isso não esteja dito. Ali tem uma visão muito minha de todo o fenômeno que virou um divisor de águas na nossa música popular, do crescimento da indústria fonográfica no Brasil e de como isso influenciou um dos períodos de grande amadurecimento artístico dos músicos brasileiros.

Maria Lucia Daflon brinda a chegada das primeiras cópias. Elas serão autografadas e enviadas para quem participou do crowdfunding.

TUM CULT – Qual foi a melhor parte do processo de escrever um livro que mistura memórias musicais e afetivas?
MARIA LUCIA DAFLON – A melhor parte foi conhecer de perto o gênio da bateria brasileira e fazer a viagem pela história de Minas, do Clube da Esquina e da MPB. Robertinho é um pessoa autêntica, divertida, inteligente e sagaz, mas tem também um lado que veio daquele garoto nascido em Realengo, revelado em sua simplicidade. Sempre fui ligada em música e revisitar toda a obra dos mineiros com um olhar mais atento só me fez gostar mais ainda desse som dos mineiros, que tem a cara da nossa cultura, tão diversa e mestiçada, como nós mesmos. Durante a pesquisa fui duas vezes a Belo Horizonte a convite da minha editora – FTD – para fazer palestra sobre o livro Órfão de Haximu, adotado na escola SESC de ensino fundamental. Fui também a Ouro Preto, Mariana e a Santo Antônio do Leite, por minha conta. Nessas viagens, respirei a cultura mineira e tudo isso está ali no livro, de uma forma ou de outra.

Robertinho Silva + Maria Lucia Daflon = Livro “Coração Mineiro”

TUM CULT – Como vocês conseguiram viabilizar a produção de um livro sem uma grande editora envolvida?
MARIA LUCIA DAFLON – A produção de 1000 exemplares custou um dinheiro que a gente não tinha para investir. Tivemos que correr atrás. Em grande parte, esse valor foi coberto com recursos próprios e apoio da minha família, mas também abrimos um financiamento coletivo no site Benfeitoria.com. Sobre a parte gráfica, tenho um amigo, Romildo Gomes (que conheci nesse percurso), que é designer de livros e ele fez essa parte por um precinho camarada e também nos indicou a gráfica onde o livro foi impresso. Não posso esquecer de citar também a grande força dos amigos Guto Goffi (baterista do Barão Vermelho), Pedro Luis (cantor e compositor) e Ronaldo Bastos (poeta e letrista, um nome fundamental do Clube da Esquina, apesar de ele ser carioca). Guto, amigo querido do Robertinho, e Pedro Luis, meu amigo há mais de 40 anos, escreveram os textos das duas orelhas, e o Ronaldo colocou o texto da contracapa.

TUM CULT – Como as pessoas podem adquirir o livro “Coração Mineiro”?

MARIA LUCIA DAFLON – Você pode fazer o pedido através do meu email mdaflon@gmail.com ou pelo whatsapp +55 (21) 987645728.

Escute no Tum Cult Podcast a segunda parte dessa entrevista, dessa vez com Robertinho Silva, respondendo curiosidades sobre o lançamento de seu novo livro, e a vida em geral.

Cada conversa com Robertinho é uma aula. Uma honra tê-lo em nosso episódio de estréia!

Para ouvir basta dar o play na tela abaixo. Apresentação Ivanna Tolotti!