Rodada de Negócios: não fique fora dessa!

Entender o que é e como funciona uma rodada de negócios, pode beneficiar sua marca ligada a economia criativa, seja ela uma banda, um artista ou um produto digital. 

Geralmente artistas e diversos setores da economia criativa, tem dificuldade na hora de apresentar projetos, captar recursos e conquistar espaço na mídia. Entre os obstáculos, está a dificuldade de fazer um contato com os responsáveis pelas decisões nas empresas com as quais se quer fechar um negócio. Na rodada de negócios, essas conexões acontecem naturalmente, ampliando a sua rede de contatos e facilitando o trajeto do seu projeto, rumo ao sucesso. 

Showcases de bandas Argentinas e rodadas de negócios da SIM São Paulo.

Uma ótima oportunidade para participar de Rodadas de Negócios, são os Festivais ligados ao mercado que você atua. Um exemplo para quem trabalhada no segmento da musical, é a Semana Internacional da Música de São Paulo, que acontece até o dia 9 de dezembro!  Hoje e amanhã, Ivanna Tolotti, CEO da start up TUM CULT, participa hoje de duas Rodadas de Negócios, uma no Festival Convida, do Paraná, e outra na SIM São Paulo.

No caso de bandas e músicos, as Rodadas de Negócios, podem tomar a forma de showcases, onde os artistas fazem uma pequena apresentação real ou virtual. No caso da Semana Internacional da Música por exemplo, cada banda fez um pitch de apresentação, e logo após exibiu um vídeo pré-gravado no formato de teaser, apresentando a banda e fazendo um breve resumo do que estão produzindo e dos projetos que estão envolvidos. 

A DJ Vivi Reis, Produtora WEB dos rappers MV Bill e Kmila CDD, já participou de rodadas de negócios em que atingiu a meta, e conseguiu patrocínio para a realização de um projeto de realidade virtual ligado a música: “Em 2015 participei de uma rodada de negócios na maior Feira de Tecnologia do Rio de Janeiro, a Rio Info. E para minha grata surpresa, uma startup chamada Keep Loyal, apostou no nosso projeto, e ele foi concluído com sucesso. Assim entramos pra história como os produtores do primeiro video clipe de hip hop brasileiro, a ser produzido utilizando imagens 360 graus. O próprio dono da empresa estava presente, e ali mesmo, já fechou negócio com a gente.” 

E para quem não quer perder tempo, hoje mesmo na SIM São Paulo, acontece a Ação de Networking: Amplifica SEBRAE MG. Uma ação de relacionamento e tem suma importância para que os participantes possam ampliar o networking, ter possibilidades de acesso a novos mercados, geração de conhecimento, troca de experiências, além de mostrar e evidenciar todo o trabalho do SEBRAE-MG com os empreendedores culturais e criativos de Belo Horizonte e região! E ainda dá tempo de se inscrever e participar através do site: www.simsaopaulo.com/participe/